O Microsoft EXCEL na organização do trabalho pedagógico do professor turma Turma 1
Apresentação
Atualmente, colocam-se aos professores novos desafios que exigem a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos na área das Novas Tecnologias de Informação (TIC). A promoção da utilização desta área de conhecimento no processo de ensino aprendizagem e na gestão organizacional poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, e considerando que a Microsoft Excel constitui uma ferramenta que permite recolher, organizar e tratar informação, o aprofundamento dos conhecimentos em Excel poderá ajudar os professores no exercício da sua profissão. A organização de dados, o cruzamento e análise destes bem como a elaboração de relatórios permitirão aos formandos gerir o processo de ensino aprendizagem, adotando mecanismos de diferenciação pedagógica, e refletir sobre o seu trabalho individual e coletivo, incentivando-os à investigação.
Destinatários
Educadores de Infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial..
Objetivos
Pretende-se que os formandos no final da ação compreendam a estrutura e o funcionamento do Microsoft Office Excel e utilizem esta ferramenta na planificação e organização do seu trabalho pedagógico. Assim, os professores devem ser capazes de: • Reconhecer fórmulas e funções e aplicá-las em contexto educativo • Aplicar funções de diferentes categorias • Criar gráficos e aplicar filtros de forma automática • Produzir documentos/relatórios de análise descritiva inerentes à função docente • Aplicar a folha de cálculo no seu quotidiano profissional.
Conteúdos
1. Introdução à folha de cálculo; 2. Personalização da folha de cálculo; 3. Estrutura geral de uma folha de cálculo; 4. O ambiente de trabalho da folha de cálculo; 5. Criação de uma folha; 6. Conceitos de Livro e Folha de trabalho; 7. Seleção de Células e Intervalos; 8. Utilização de livros para organizar informação; 9. Introdução e manipulação da informação; 10. Edição de uma folha; 11. Inserção e eliminação de Colunas, Linhas e Células; 12. Modificação da largura das Colunas e da altura das Linhas; 13. Utilização de fórmulas e funções para processar números; 14. Impressão de uma folha de cálculo; 15. Formatação de uma folha; 16. Formatação de texto e números; 17. Aplicação de cores e padrões a células; 18. Formatação de células utilizando os limites; 19. Formatação Condicional; 20. Criação de gráficos; 21. Trabalho com Listas (bases de dados)- Formulários, Ordenação, Filtros, Subtotais, Tabelas e gráficos dinâmicos, Consolidação de dados; 22. Impressão em série.
Metodologias
As atividades a realizar no curso decorrem em presenciais, num total de 25 horas. As sessões deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. Sugere-se a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, salienta-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação comos contextos e as vivências profissionais dos docentes. Propõe-se a utilização da metodologia de aprendizagem baseada na realização de tarefas, enfatizando que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de relacioná-las aos contextos e experiências profissionais dos docentes.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério por ordem de inscrição.
Formador
Amandio de Carvalho Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
2 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
3 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
4 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
5 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
6 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
7 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
8 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
9 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |
10 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 23:30 | 5:30 | Presencial |