386

Braille e Orientação e Mobilidade turma Turma 1

Apresentação

A escassez de oferta de formação de docentes especializada no domínio da deficiência visual aleada à saída dos docentes do grupo de recrutamento 930, nomeadamente, por motivos de aposentação, tem originado por vezes a inexistência no sistema educativo de recursos humanos capacitados nos domínios da educação de alunos com necessidades específicas da visão(cegos ou com baixa visão). As escolas recorrem muitas vezes aos docentes de educação especial de grupos de recrutamento910 e 920 para apoiarem estes alunos, sem que tenham formação específica para tal, e possam dar uma resposta educativa especializada nas seguintes áreas: literacia braille, orientação e mobilidade, produtos de apoio para acesso ao currículo, atividades da vida diária e competências sociais. Estas áreas curriculares específicas têm como objetivo promover a autonomia dos alunos e a participação na vida da escola e da comunidade e são essenciais para o sucesso educativo dos alunos com necessidades específicas a nível da visão.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930.

Objetivos

Promover competências emergentes de leitura e escrita em braille, na educação pré-escolar; Capacitar para a lecionação da área curricular literacia braille contemplando a aplicação de todas as grafias específicas, nosensinos básico e secundário; Assegurar a avaliação da visão funcional tendo por objetivo a mobilização de estratégias e de recursos pedagógicos; Participar na criação de ambientes educativos que promovam a inclusão e a interação com os colegas; Promover competências no domínio das tecnologias de apoio; Promover competências nas áreas da orientação e mobilidade, atividades de vida diária e competências sociais; Adquirir conhecimentos nas áreas do Braille e da Orientação e Mobilidade; Promover o desenvolvimento dos níveis de literacia braille dos alunos, a sua autonomia e inclusão escolar.

Conteúdos

Conteúdos da ação A – Braille (12 horas) 1. Grafia Braille da Língua Portuguesa 2. Desenvolvimento de competências emergentes de leitura e escrita em braille, na educação pré-escolar: 3. Produção Informática do Braille 4. Didática do Ensino do Braille B - Tecnologias de apoio e materiais adaptados (3 horas) 1. Leitores de ecrã e sintetizadores de voz 2. Livros em formatos adaptados – Braille e Digital 3. Imagens em relevos 4. Software comercial e livre para instalação no computador, para leitura de ecrã, sintetizadores de fala, leitura ótica de documentos (OCR), software de reconhecimento de voz, bem como software de ampliação de caracteres para a baixa visão. C – Orientação e mobilidade (10 horas) 1. Orientação no espaço 2. Técnicas de mobilidade com guia 3. Técnicas de autoproteção 4. Técnicas de mobilidade com bengala 5. Técnicas para desenvolver nos alunos competências que promovam a autonomia e independência em atividades do dia adia (cuidar da sua higiene diária, saber escolher as suas roupas e vestir-se, saber comer sozinho utilizando os talheres e tendo comportamentos socialmente aceitáveis; …) Apresentação dos resultados obtidos no trabalho realizado autonomamente, reflexão e análise do grupo para sistematização de metodologias que consolidem desempenhos subsequentes e eficazes.

Metodologias

A natureza dos conteúdos da ação exige que a formação integre uma forte componente prática, associada à componente teórica. Nas sessões presenciais conjuntas prevê-se a apresentação dos conteúdos teóricos, demonstração e elaboração de materiais pedagógico-didáticos para os formandos aplicarem e aferirem no seu trabalho autónomo, privilegiando a partilha de experiências, metodologias e materiais criados. No desenvolvimento do trabalho autónomo pretende-se que os formandos apliquem instrumentos e conhecimentos adquiridos, no âmbito da formação, em contexto de escola/sala de aula, designadamente, ao nível da leitura e escrita em braille, da utilização de tecnologias de apoio e da utilização de técnicas de orientação e mobilidade. Equipamentos e materiais a utilizar: Máquinas Braille Perkins; Computadores; Linhas braille; Software: Leitores de ecrã com sintetizadores de voz; Programa “Braille Fácil”; Exemplares de grafias braille; Papel Braille; Materiais adaptados; Bengalas; Vendas.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Maria João Oliveira Lopes Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 29-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 06-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 20-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 27-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
6 03-06-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 17-06-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 24-06-2025 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
Início: 22-04-2025
Fim: 24-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130474/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Emídio Navarro