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Saúde mental e Tecnologia turma Turma 1

Apresentação

A interação entre saúde mental e tecnologia apresenta tantas potencialidades quanto limitações significativas. A dependência excessiva de dispositivos pode levar ao isolamento social e, consequentemente, impactar negativamente o bem-estar psicológico. A rastreabilidade dos indicadores de saúde mental, facilitada por dispositivos wearables e aplicativos, é uma ferramenta valiosa para intervenções precoces. Isso oferece a oportunidade de identificar sinais de alerta e fornecer suporte proativo. O uso excessivo de ecrãs pode criar uma falsa sensação de resolução dos problemas, evitando o tratamento profissional quando necessário. O uso de tecnologias, apresenta aspetos tanto positivos quanto negativos para o cérebro e a saúde mental. Negativamente, a exposição à luz azul dos ecrãs pode prejudicar o sono, afetando a produção de melatonina e perturbando os ciclos naturais de descanso. Além disso, o uso excessivo de ecrãs está associado ao sedentarismo e comportamentos passivos, podendo levar a problemas físicos e de saúde mental. Há também o potencial para vício, especialmente em conteúdos online que buscam prender a atenção de forma compulsiva. Por outro lado, os benefícios como estímulo cognitivo através de aplicações digitais e jogos que melhoram a memória e as capacidade de resolução de problemas e facilita a aprendizagem. Este curso é a oportunidade de perceber os prós e os contras do uso digital no resultado de uma melhor saúde mental com estratégias claras.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1-Explorar os efeitos negativos do digital no sono, comportamento, cognição e saúde mental. 2-Debater as estratégias para um uso Equilibrado de tecnologia 3-Capacitar os participantes a estabelecerem limites saudáveis para o uso de dispositivos digitais, promovendo hábitos maissaudáveis e conscientes. 4-Oferecer ferramentas para identificar sinais de dependência e vício no digital. 5-Abordar estratégias para o uso consciente de tecnologia em contextos educativos, equilibrando a integração da tecnologiacom métodos de ensino tradicionais. 6-Apresentar aplicações de controlo parental e recursos online destinados à promoção da saúde mental.

Conteúdos

Módulo 1: Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, Módulo 1: Apresentação do formador, dos formandos e o curso de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma. Impacto dos Dispositivos Digitais na Saúde Mental Explorar os efeitos negativos dos dispositivos digitais no sono, comportamento, cognição e saúde mental, baseado em evidências científicas e estudos relevantes. (3h online) Módulo 2: Estratégias para Uso Equilibrado de Tecnologia Debater estratégias para um uso equilibrado de tecnologia, considerando abordagens práticas para minimizar os impactos negativos no bem-estar mental. (3h online) Módulo 3: Limites Saudáveis no Uso de Dispositivos Digitais Capacitar os participantes a definirem limites saudáveis para o uso de dispositivos digitais, promovendo hábitos conscientes e saudáveis no uso diário. (3h online) Módulo 4: Identificação de Sinais de Dependência Digital Oferecer ferramentas e estratégias para identificar sinais de dependência e vício nos dispositivos digitais, permitindo a deteção precoce e intervenção adequada. (3h online) Módulo 5: Uso Consciente da Tecnologia em Ambientes Educativos Abordar estratégias para o uso consciente da tecnologia em contextos educativos, incluindo a integração equilibrada de dispositivos digitais com métodos tradicionais de ensino. Apresentação de aplicações de controlo parental e recursos de promoção de saúde mental. (3h online)

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 24-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 10-04-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131156/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: online