Autoavaliação de escola: conhecer para melhorar turma Turma 1
Apresentação
Os processos de autoavaliação assumem uma importância central na governança das organizações escolares, devendo disponibilizar informação que sustente a tomada de decisões dos agentes escolares em prol da melhoria da prestação do serviço educativo. O terceiro ciclo de avaliação externa das escolas, enquadrado no sistema de avaliação das escolas, criou novas exigências à autoavaliação de escola: um referencial com mais indicadores, uma metodologia mais completa e, consequentemente, uma maior necessidade de evidenciar o diagnóstico interno e os respetivos planos de ação. A interface entre a autoavaliação e a avaliação externa exige uma integração complexa e informada de legislação, referenciais teóricos e capacidades organizacionais, tendo em conta, não obstante, que são processos que são constitutivamente diferentes. Pretende-se ainda promover a partilha e constituição de rede entre escolas promotoras de procedimentos mais eficazes e desburocratizados na autoavaliação e melhoria de escola, assegurando os princípios da sustentabilidade, adequação, consistência e efetividade.
Destinatários
Docentes das Equipas de Autoavaliação das Escolas
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Assegurar o sucesso educativo, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade nas escolas; - Incentivar as ações e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas; - Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados do sistema educativo e dos projetos educativos; - Articular avaliação interna com avaliação externa. - Constituir redes de partilha de práticas entre escolas.
Conteúdos
1. Avaliação de escola (1 horas) 1.1. Introdução à avaliação da escola 1.2. Modalidades de avaliação de escola: avaliação externa, avaliação interna, auditoria e autoavaliação 2. Avaliação externa (2 horas) 2.1. Explicitação do modelo de avaliação externa em Portugal: referencial, metodologias e finalidades 2.2. Conceção de autoavaliação de escola no referencial de avaliação externa 3. Autoavaliação de escola (8 horas) 3.1. O que é e o que não é a autoavaliação de escola 3.2. Quadro normativo da autoavaliação 3.3. Construção do dispositivo de autoavaliação: a) Referencial; b) Intervenientes c) Metodologias d) Usos da autoavaliação
Observações
Exclusivo para elementos das Equipas de Autoavaliação das Escolas
Formador
Eusébio André Machado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |