393

Ultimate Frisbee e Desportos de Disco nas Escolas turma Turma 1

Apresentação

O Ultimate Frisbee e os desportos de disco têm características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar na Educação Física e no Desporto Escolar. A modalidade é dos poucos desportos que é praticada sem árbitro, promovendo a autorregulação e conceitos ligados à Ética no desporto, fundamentais para um crescimento harmonioso e eclético por parte dos alunos. Neste sentido, tendo em conta as áreas de competência integradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, poderá ter um valor acrescido na promoção do Relacionamento Interpessoal, cumulativamente com as áreas de competência Consciência e Domínio do Corpo e Bem-Estar, Saúde e Ambiente. Embora o facto desta modalidade ter cada vez mais praticantes a nível escolar, pelo valor educativo que integra e pela facilidade na sua integração nas escolas, ainda exista uma percentagem muito significativa de professores sem formação inicial na modalidade. Neste sentido, o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, através do seu centro de formação, pretende proporcionar formação aos professores de EF que os apoie na implementação do Ultimate Frisbee na sua atividade curricular, no âmbito do Desporto Escolar e da Educação Física. Pelo trabalho que o CNAPEF tem desenvolvido com os docentes de EF e do Desporto Escolar, dinamizando importantes momentos de partilha e discussão, e pela estrutura que neste momento possui para desenvolver formação contínua acreditada, perfila-se como a entidade ideal para propor este curso de formação assente na partilha e discussão de boas práticas.

Destinatários

Professores dos Grupos 260, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.

Objetivos

- Consciencializar das características e potencialidades das modalidades de disco nas escolas; - Aquisição de conhecimentos específicos sobre aspetos técnicos das modalidades com o uso do disco; - Enquadrar o contributo do Ultimate Frisbee e Desportos de Disco para o Currículo da Educação Física e para oPrograma do Desporto Escolar, com referência ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Desenvolver estratégias e metodologias de implementação das atividades de disco nas aulas de Educação Física e Desporto Escolar; - Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação do Ultimate e Desportos de Disco nas escolas; Desenvolver nos professores autonomia para aprofundamento do conhecimento da prática da modalidade.

Conteúdos

1. Apresentação da ação, nomeadamente do modo como está organizada, os conteúdos a serem trabalhados, ocronograma e a forma de avaliação dos participantes (1 hora de sessão presencial) 2. O que é o Ultimate Frisbee e as principais Regras da Modalidade (3 horas de sessão presencial) 3. Características Gerais e Específicas da Modalidade (4 horas de sessão presencial) 4. Aspetos Específicos do Ultimate e SOTG (Spirit of the Game) (4 horas de sessão presencial) 5. Metodologia de Ensino (2,5 horas de sessão online síncrona) 6. Unidades Didáticas (2 horas de sessão online síncrona) 7. Planos de Aula (2,5 horas de sessão online síncrona) 8. O DiscGolf (2 horas de sessão presencial). 9. Outras modalidades com o uso de um Disco – Double Disc Court (2 horas de sessão presencial) 10. Reflexão Crítica e Avaliação da Formação (2 horas de sessão online assíncrona)

Metodologias

Sessões Presenciais (16 h) Serão caracterizadas pela realização de atividades, com carácter predominantemente prático, de modo a introduzir novos conceitos que serão explorados pelos formandos e a relacionar as principais características desta modalidade com as aprendizagens definidas para a Educação Física e para o Desporto Escolar. Para tal, será utilizado, essencialmente, o método baseado na experimentação de situações de ensino. Sessões Online Síncronas (7 h) Nestas sessões será solicitado aos formandos para, em grupo, criar, partilhar e discutir situações de ensino desta modalidade a implementar na Educação física e no Desporto Escolar, integrando ainda momentos de avaliação interpares das situações propostas. Para tal, será utilizado, o método expositivo e o trabalho de grupo com a utilização da Plataforma Moodle do CNAPEF e da Plataforma ZOOM. Sessões Online Assíncronas (2 h) Esta sessão procurará promover uma autorreflexão sobre o trabalho dos formandos na ação e compromete-los para continuarem a desenvolver as competências trabalhadas durante esta iniciativa de formação. Para tal será utilizado, essencialmente, o trabalho individual.

Anexo(s)

Observações

Critérios da seleção - Docente das Escolas Associadas ao CFAE de Viseu - Sócios da APEF Por ordem de inscrição

Formador

José Amoroso

Nuno Alexandre Fontes Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
3 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 01-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
5 05-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 06-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
Início: 20-02-2025
Fim: 06-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125628/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Pavilhão Gimnodesportivo do IPV

INSCREVER-ME