
A Inclusão Emocional nas Escolas turma Turma 1
Apresentação
Uma educação de qualidade para todos os alunos, só se consegue alcançar com o compromisso de melhoria de práticas pedagógicas inclusivas. Pretende-se: - Compreender a inclusão emocional como prática de reconhecer, valorizar e responder às emoções dos alunos; -avaliar o Impacto nas aprendizagens, socialização e bem-estar dos alunos; Reconhecer a influência das emoções na capacidade de aprender e de se relacionarem uns com os outros; Operacionalizar práticas diferenciadas em sala de aula; Contribuir para a mudança de procedimentos, envolvendo dinâmica ativa em sala de aula que incluam Todos; Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes para reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre profissionais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial - Agrupamento de Escolas do Viso
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
i. Promoção e compreensão da inclusão emocional nas escolas, sua prática e importância de um ambiente escolar que acolha e valorize as emoções de todos os alunos; ii. Praticar práticas pedagógicas de sucesso ancoradas na utilização de metodologias ativas e ajustadas.
Observações
Exclusivo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial - Agrupamento de Escolas do Viso
Formador
Maria Paula Borges de Andrade Cruz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |