416

Bem-Estar, Motivação e Autoeficácia em Contexto Escolar turma Turma 1

Apresentação

A motivação dos alunos é frequentemente vista como um fator externo e variável, algo que depende do interesse momentâneo ou das circunstâncias da sala de aula. No entanto, compreender que a motivação não é o oposto da disciplina, mas sim a sua base, transforma a forma como os educadores abordam o ensino. A disciplina não deve ser entendida como uma imposição rígida, mas como a capacidade de sustentar a motivação ao longo do tempo. Quando os alunos percebem um sentido e um propósito naquilo que aprendem, desenvolvem um compromisso mais profundo com a sua própria aprendizagem. E é, precisamente, neste ponto que a autoeficácia se torna crucial: quando um aluno acredita que pode ser bem sucedido, persiste mais perante os desafios e encontra motivação interna para continuar. Para criar ambientes onde a motivação e autoeficácia florescem, os professores precisam de compreender como estes fatores se relacionam com a percepção de ganho. O ser humano é naturalmente motivado pela sensação de progresso, e a sensação de avanço – seja na aquisição de conhecimento, na superação de dificuldades ou na concretização de objetivos – é um dos motores mais poderosos da aprendizagem. Assim, estratégias pedagógicas que evidenciem o progresso dos alunos, que promovam pequenas vitórias e reforcem a crença na sua própria capacidade são cruciais para sustentar a motivação a longo prazo. Com base nisto, esta palestra irá explorar conceitos-chave e ferramentas práticas que os professores podem aplicar para nutrir um ambiente onde a motivação e autoeficácia sejam catalisadores do sucesso escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

1 – Desmistificar a motivação; 2 – O papel da autoeficácia; 3 – Estratégias práticas para aumentar a motivação na sala de aula; 4 – Criar uma cultura de motivação e autoeficácia.

Observações

Exclusivo docentes da Escola Secundária Viriato

Formador

Ana Maria Ferreira Gueidão Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-02-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 26-02-2025
Fim: 26-02-2025
Acreditação: ACD 2024/2025 - 38
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Viriato