425

Educar para os media com o PÚBLICO turma Turma 1

Apresentação

A ação insere-se no domínio de Cidadania e Desenvolvimento, em específico nos objetivos definidos no referencial de educação para os media. “No contexto educativo português, com a entrada em vigor do Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece-se que a ENEC é desenvolvida e implementada através da componente de currículo de Cidadania e Desenvolvimento, que integra as matrizes de todas as ofertas educativas e formativas. A ENEC contempla 17 domínios de Educação para a Cidadania que estão organizados em três grupos, com implicações diretas na forma de implementação: dois deles de trabalho obrigatório e outro, de trabalho opcional. A forma de organização do trabalho é da responsabilidade de cada escola, no âmbito do seu Projeto Educativo e da autonomia e da flexibilidade na gestão do currículo. O domínio dos Media integra o grupo obrigatório em pelo menos dois ciclos do ensino básico, partilhando objetivos com outros domínios. Complementarmente às orientações definidas na ENEC, o desenvolvimento da Educação para os Media em contexto escolar é também impulsionado pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017) que estabelece a matriz que orienta a tomada de decisão no âmbito do desenvolvimento curricular, apontando para uma educação escolar em que os alunos da geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista.” (Referencial de Educação para os Media) Sinopse Como docente, interessa-se pela atualidade? Gosta de saber o que se passa na sua localidade, no seu país, no mundo? Acha que a nossa sociedade, e em especial os mais jovens, se está a afastar dos debates que nos unem numa comunidade? A desinformação é para si um problema? Como professor ou professora, sente que os valores da democracia, o respeito pelos Direitos Humanos, a tolerância e o pluralismo estão ameaçados por discussões inquinadas pelos algoritmos das redes sociais? Considera que é um dever da escola formar jovens alertados para estes perigos e conscientes do poder e da responsabilidade da sua liberdade de expressão? Gostaria de integrar objetivos de educação para os media nas suas aulas? Esta ação de formação pretende ajudá-lo a encontrar algumas respostas ao aproximar o mundo dos media da comunidade educativa, na promoção da literacia mediática nas nossas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

1 - Educar para e com os media- reflexões e estratégias para cruzar objetivos de educação para os media com aprendizagens essenciais de várias disciplinas, de acordo com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. 2 – Géneros jornalísticos – Quais os diferentes géneros utilizados nos media. Suas caraterísticas e funções. 3 – Prova dos factos – Como escrutinar o que é dito no espaço público, protegendo-nos de fake news e desinformação

Observações

Critérios de seleção: 1.º - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º - Docentes de outras escolas. Em cada critério por ordem de inscrição.

Formador

Maria Carolina Braga Esteves Santos Franco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
Início: 17-05-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: ACD 2024/2025 - 43
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: EB. Dr. Azeredo Perdigão

INSCREVER-ME