
Partimos. Vamos. Somos. #3 - Encontro Cultura-Educação turma Turma 1
Apresentação
As vivências culturais, artísticas e patrimoniais são essenciais ao desenvolvimento de crianças e jovens. O Plano Nacional das Artes, assumindo este valor e crença, promove com as escolas da sua rede (destinando-se esta formação, prioritariamente às equipas de professores dos 22 AE´s/EnA/EP da rede PNA, nas CIM Viseu Dão Lafões e do Douro - margem sul do rio) uma aproximação aos agentes/equipamentos/mediadores culturais, que facilite a transformação das instituições culturais em territórios educativos e das escolas em polos culturais. Pretende-se construir pontes entre agentes educativos e culturais, para potenciar os projetos de uns e de outros, por forma a darem-se a conhecer, em formato pitch, as propostas de criação, produção e programação para crianças e jovens da região. Os docentes poderão capacitar-se para o planeamento de um programa cultural e de interação com o território que possa ter nas artes, na cultura e nos patrimónios veículos da ação educativa e formativa, facilitando redes de criação, colaboração e circulação na área da Arte-Educação, um dos princípios estratégicos do PNA. Estará também a facilitar-se a consecução dos objetivos dos documentos enquadradores e legislativos do atual sistema educativo português. Esta ação tem o enquadramento teórico na intervenção de Paulo Pires do Vale, comissário do PNA. Pretende fundamentar-se e dar corpo à necessidade de trabalho conjunto entre escolas, agentes culturais, autarquias e outros interlocutores dos territórios. Com base no tema da Bienal Cultura Educação #2: E depois do Medo?, que tem lugar entre setembro de 2025 e março de 2026, com o foco na programação cultural e artística para e com a infância e a juventude, esta conferência visa esclarecer a temática e incentivar a articulação entre educação e cultura.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
- As comunidades educação-cultura como estratégia de resposta aos desafios do presente. - O poder transformador das artes na promoção de conhecimento, cidadania e inclusão, aliadas das ações educativa e formativa. - O trabalho colaborativo entre agentes artísticos, comunidade educativa e outros intervenientes, como forma de desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para um currículo integrador, assente na gestão consolidada do currículo e na experiência cultural. - A presença das artes nas escolas, de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas. - As escolas e as instituições culturais como promotores da democracia cultural, através do desenvolvimento de relações de cooperação e de estabelecimento de redes colaborativas.
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Sara Ines Canhestro Barros Barriga Brighenti
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |