453

A Dança no Ensino das Ciências turma Turma 1

Apresentação

Este workshop é concebido para incentivar o desenvolvimento de práticas multidisciplinares, articulando os campos teórico e prático por meio de diferentes estratégias de aprendizagem, aproximando o pensamento educativo do universo artístico – num encontro entre conhecimento e criatividade. O desafio de estabelecer essa relação torna-se estímulo para a exploração de novos processos de tradução e definição de conteúdos, tendo como território de ação o corpo e o movimento. Esta abordagem é inspirada nos princípios da educação não formal, introduzindo na sala de aula métodos que privilegiam a participação, a experimentação e o envolvimento ativo dos alunos, com o objetivo não só de ampliar a aprendizagem e despertar o interesse e a curiosidade pelos temas, mas também de promover a ligação entre escola, cultura e arte. Este workshop faz parte do projeto A Dança e o Ensino Criativo, promovido pela Play False | associação cultural.

Destinatários

Docentes dos GR 230, 510, 520

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Com a proposta “A Dança no Ensino das Ciências” pretende-se valorizar o corpo como mediador da aprendizagem científica.

Conteúdos

O workshop está dividido em duas componentes, uma introdução teórica breve e apresentação de referências seguida de uma componente prática com partilha de resultados, discussão e feedback. 1 – Introdução teórica: apresentação do cruzamento disciplinar entre a dança e as ciências, destacando a importância do corpo conectado à criatividade e imaginação na aprendizagem de diversas matérias; 2 – Referências e exemplos: partilha de estudos, práticas e recursos que servem como exemplo e evidenciam como o ensino das ciências ser complementado através da dança e outras práticas artísticas; 3 – Componente prática 3.1. Apresentação de ideias e convite à experimentação de jogos de movimento direcionados para a aprendizagem científica; 3.2. Criação colaborativa de propostas de jogos e atividades que integrem a dança no ensino das ciências; apresentação de ideias e feedback coletivo; 4 – Conclusão: reflexão coletiva sobre vantagens e desafios desta abordagem. Feedback à facilitadora.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Rebeca Mateus Ramos de Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 18-10-2025
Fim: 18-10-2025
Acreditação: ACD 2025/26-07
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Alves Martins – Auditório

INSCREVER-ME