
FORMAÇÃO EM CONTEXTO: REFLEXÃO SOBRE E PARA A AÇÃO DOCENTE (XIII). Melhorar a ação educativa. turma Turma 1
Apresentação
Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 13 anos consecutivos. A abordagem das temáticas, propostas a partir do levantamento das necessidades de formação e solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional e institucional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas, contextualizadas, às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas em sede de PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), e de implementação generalizada mais consensual, têm-se revelado mais eficazes.
Destinatários
Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.
Objetivos
- Contribuir para a construção de uma escola que, partindo do seu autoconhecimento, integre as mudanças como desafios para a melhoria da sua ação; - Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação; - Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas; - Incrementar o espírito autorreflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de reflexão conjunta.
Conteúdos
As temáticas a abordar foram propostas pelos docentes deste agrupamento, a partir do levantamento solicitado pelo Conselho Pedagógico a todos os Departamentos, e resulta da necessidade de encontrar respostas para as dificuldadesidentificadas ao longo do ano transato e/ou que permanecem ao longo dos anos. Assim, temos as seguintes temáticas: - Educar para desenvolver: inclusão emocional, motivação e autoeficácia em contexto escolar – 3 horas - O Professor-Tutor como promotor da equidade e eficiência educativas – 3 horas - (In)Disciplina: uma abordagem multidisciplinar – 3 horas - Diversidade, equidade e inclusão: o caso dos alunos provenientes de outros sistemas de ensino (II)– 3 horas - Os alunos contam: criar e implementar cenários de aprendizagem ativa
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Infante D. Henrique; 2 - Docentes de outras escolas associadas do CFAE de Viseu; 3 - Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Maria Isidra Ferreira Lopes da Costa
Dinis Augusto Saraiva
José Bernardino Seixas Marques
Florbela de Almeida Correia Soutinho
Paulo Alexandre Ferreira Loureiro
António Fernando da Silva Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-01-2026 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-03-2026 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-05-2026 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |