
O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E EMRC turma Turma 1
Apresentação
O Papa Francisco, em 2020, desafiou todos os agentes sociais a assinar um Pacto Educativo Global (PEG), que continha sete compromissos: colocar a pessoa no centro; ouvir as gerações mais novas; promover a mulher; responsabilizar a família; acolher os mais vulneráveis e marginalizados; renovar a economia e a política; cuidar da casa comum. O Papa, no PEG e na Encíclica Laudato Si, afirma que é o momento oportuno (e urgente) para que as instituições educativas e a comunidade em geral façam um discernimento fundamental para decisões fundamentadas e ousadas que precisam de ser tomadas para a sustentabilidade do nosso planeta. O PEG apresenta a necessidade de assumir comportamentos ,decisões, valores e compromissos que preservem não só a nossa casa comum, mas os seus habitantes, os seres humanos, nossos irmãos. Desta forma, é importante afirmar uma ecologia integral, sustentada e sustentável, cumprindo assim a missão do ser humano, de cuidar da criação. É urgente uma reflexão sobre o futuro do planeta e sobre a necessidade de investir nos talentos de todos, porque todas as mudanças precisam de um caminho educativo para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora. O PEG deverá ter implicações na disciplina de EMRC e o currículo e as Aprendizagens Essenciais de EMRC podem ser um espaço privilegiado para esta reflexão, onde estes compromissos podem ser conhecidos, trabalhados e assumidos.
Destinatários
Professores do grupo 290
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 290. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 290.
Objetivos
• Conhecer e analisar o Pacto Educativo Global (PEG) e suas implicações no currículo e nas aprendizagens essenciais deEMRC; • Interpretar as propostas do Papa Francisco relativas às questões educativas, éticas e ambientais; • Ajudar os professores de EMRC a facilitar debates educativos sobre o PEG e a necessidade de assumircomportamentos, decisões, valores e compromissos que preservem as pessoas e a nossa casa comum; • Implementar estratégias de trabalho e criar recursos pedagógicos sobre a temática em estudo de acordo com o Currículo e as Aprendizagens Essenciais de EMRC; • Identificar oportunidades de desenvolvimento curricular na disciplina de EMRC e no contributo dos docentes de EMRC para a prossecução do PEG, uma educação integral, inspirada pela mundividência cristã, ao serviço de uma cidadania partilhada; • Contribuir para a consolidação curricular de EMRC enquadrada no Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nas linhas orientadoras da educação para a cidadania.
Conteúdos
1.ª SESSÃO (PRESENCIAL) - 4 h: -Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação. -Apresentação da forma de comunicar durante a ação na plataforma da formação, interação em fóruns e chat, envio de trabalhos e uso de outras funcionalidades. -Apresentação sumária dos documentos orientadores: o PEG e os seus sete compromissos; O currículo e as aprendizagens essenciais de EMRC; o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e as linhas orientadoras da educação para a cidadania. 2ª SESSÃO (PRESENCIAL) - 4 h: Os compromissos do pacto educativo global e implicações para EMRC -1º COMPROMISSO - Colocar a pessoa no centro - Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, realçar a sua especificidade e a sua capacidade de estar relacionado com os outros, contra a cultura do descartável. -2º COMPROMISSO - Ouvir as gerações mais novas. - Escutar a voz das crianças, dos adolescentes e jovens para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa. Responsabilizar a família. Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador. 3ª SESSÃO (PRESENCIAL) - 4 h: Os compromissos do pacto educativo global e implicações para EMRC -3º COMPROMISSO - Promover a mulher Favorecer a participação plena das meninas e das jovens na educação. -4º COMPROMISSO - Responsabilizar a família - Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador. 4ª SESSÃO (PRESENCIAL) - 4 h: Os compromissos do pacto educativo global e implicações para EMRC -5º COMPROMISSO - Abrir-se ao acolhimento - Educar e educar-nos ao acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados. -6º COMPROMISSO - Renovar a economia e a política - Estudar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, ao serviço do homem e de toda a família humana na perspectiva de uma ecologia integral. 5ª Sessão (PRESENCIAL) - 4 h: Os compromissos do pacto educativo global e implicações para EMRC -7º COMPROMISSO - Cuidar da casa comum - Cuidar e cultivar a nossa casa comum, protegendo os seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e visando energias renováveis e respeitosas do meio ambiente. - A Eco cidadania e o desenvolvimento sustentável 6ª Sessão (PRESENCIAL) - 5 h: Apresentação e partilha dos trabalhos pelos formandos. Avaliação da ação.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Abel Joaquim Tavares Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 22:30 | 5:00 | Presencial |