
Perturbação do Espectro do Autismo: Conhecer, Intervir, Incluir. turma Turma 1
Apresentação
A presente ação de formação sobre Perturbações do Espectro do Autismo surge da crescente necessidade de capacitar os profissionais da educação, no processo educativo para uma resposta mais eficaz, empática e inclusiva às especificidades dos alunos com diagnóstico PEA. Nesse sentido, esta ação visa munir os formandos de conhecimentos teóricos, que lhes permitam compreender melhor as características do autismo, e práticos, fornecendo-lhes conhecimentos sobre diversas metodologias, estratégias, materiais e recursos que efetivem um ensino e de qualidade e que promovam uma verdadeira inclusão, respondendo adequadamente aos desafios que dela decorrem e promovendo ambientes educativos mais equitativos e acolhedores, tendo sempre presente o Desenho Universal para a Aprendizagem (em que as adaptações para uns são igualmente facilitadoras das aprendizagens para muitos outros). Esta formação está plenamente alinhada com o Plano de Atividades da entidade proponente, no eixo de promoção da inclusão e da equidade na educação, e integra-se nas metas de formação contínua e desenvolvimento profissional dos recursos humanos. A sua implementação visa ainda reforçar o compromisso da entidade com uma escola inclusiva, onde todas as crianças e jovens, independentemente das suas condições individuais, possam desenvolver-se plenamente.
Destinatários
Docentes dos grupos 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910.
Objetivos
Objetivo Geral: • Promover o conhecimento e compreensão das PEA, capacitando os formandos para uma intervenção mais eficaz,consciente e inclusiva. Objetivos Específicos: • Compreender as características das PEA, suas manifestações e variabilidade. • Reconhecer os sinais de alerta precoce e os critérios de diagnóstico. • Identificar estratégias pedagógicas, adequadas à promoção da inclusão de crianças e jovens com autismo. • Conhecer e aplicar ferramentas promotoras da Comunicação Aumentativa e Alternativa. • Construir/adaptar materiais para os alunos com PEA, na lógica de aplicação do DUA. • Refletir sobre atitudes, crenças e preconceitos associados ao autismo, promovendo uma abordagem centrada napessoa. • Partilhar boas práticas de inclusão e intervenção multidisciplinar no contexto educativo. • Fomentar o trabalho colaborativo entre profissionais, famílias e instituições.
Conteúdos
Módulo 1 – Compreensão das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) – 3 h P • Conceito de autismo e critérios de diagnóstico. • Condições do neuro desenvolvimento e comorbilidades. • Especificidades do funcionamento cognitivo, sensorial e emocional. • Diversidade dentro do espectro: níveis de suporte e comunicação. Módulo 1 – Compreensão das PEA – 3 h TA • Registo das alterações sensoriais observadas num aluno e definição de estratégias de intervenção. Módulo 2 – Sinais de Alerta e Intervenção Precoce - 3 h P • Desenvolvimento típico vs. atípico. • Indicadores precoces. • Importância do diagnóstico atempado. • Papel das famílias e profissionais. • Modelo de Denver. Módulo 2 – Sinais de Alerta e Intervenção Precoce – 3 h TA • Construção de um modelo de intervenção. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 1.ª P – 3 h P • Adaptação de práticas pedagógicas. • Comunicação aumentativa e alternativa. • Identificação e manipulação de ferramentas para o desenvolvimento de materiais. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas – 3 h TA • Elaboração de símbolos e construção de um horário de trabalho. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas – 3 h TA • Adaptação de uma ficha de trabalho. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 2.ª P – 3 h P • Comunicação aumentativa e alternativa (CAA): Exploração prática de ferramentas e construção de tabelas de comunicação. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 2.ª P – 3 h TA • Construção de uma tabela de comunicação. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 3.ª P – 3 h P • Estratégias de autorregulação emocional e comportamental. • Organização do espaço e rotina em contexto escolar: Modelo TEACCH – Ensino Estruturado (EE) Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 3.ª P – 3 h TA • Elaboração de um plano de intervenção no modelo EE. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 4.ª P – 3 h P • O Modelo A.B.A. • Apoio à autorregulação emocional e comportamental (continuação): • Apresentação e experimentação de ferramentas auxiliares na produção de materiais. Módulo 3 – Estratégias Educativas e Inclusivas 4.ª P – 3 h TA • Construção de materiais. Módulo 4 – Inclusão, Direitos e Representações Sociais – 1,5 h P • Enquadramento legal da inclusão em Portugal. • Barreiras sociais e estigma. • Promoção da empatia, respeito e cidadania. Módulo 5 – Trabalho Colaborativo e Articulação com as Famílias – 1,5 h P • Relação escola–família: desafios e boas práticas. • Papel das equipas multidisciplinares e trabalho colaborativo. Módulo 4 e 5 - 3 h TA • Elaboração de um plano de intervenção. Módulo 6 –Partilha e reflexão sobre as aprendizagens realizadas – 4 h P • Apresentação dos trabalhos realizados e reflexão conjunta.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Isabel Maria Lopes Neto
Sandra Maria Nora Nunes Galguinho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |