
Literacia Financeira na Escola turma Turma 1
Apresentação
Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente O “Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025”, desde o seu aparecimento em 2011, que visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro. Conforme reconhecido pela OCDE na sua Recomendação de Julho de 2005, “a formação financeira é um processo que proporciona aos consumidores uma maior compreensão dos produtos financeiros e a adoção de comportamentos financeiros adequados”. Considerando a 9ª posição de Portugal, entre 20 países, no Programa de Avaliação Internacional dos Alunos – PISA 2022divulgado pela OCDE em dezembro de 2023, com evolução negativa face ao resultado obtido em 2018, urge continuar a aposta nestas matérias. Acresce que, não obstante ainda não termos atingido um nível médio de literacia financeira satisfatório, o caráter de permanente mutação das transformações económicas implica a manutenção de uma atualização dos conhecimentos já adquiridos. Estima-se que a pandemia tenha acelerado em sete anos a digitalização de produtos e serviços na Europa deixando os cidadãos com mais opções de escolha, mas, também, mais vulneráveis e expostos a mais riscos incluindo o cibercrime e a fraude. A estes aspetos junta-se o facto de a literacia, de uma forma geral integrar a meta 4.6 do ODS 4 (“Educação de qualidade”) da Agenda 2030.
Destinatários
Docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Financeira na educação; Identificar e promover o conhecimentos sobre termos e produtos financeiros comuns e interpretar informação respeitante aconceitos financeiros elementares; Ajudar a cimentar a forte correlação que existe entre o desempenho ao nível da literacia financeira e o desempenho daliteracia matemática e da literacia de leitura; Promover e aprofundar, por parte dos docentes, o conhecimento do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF); Dotar os docentes de construção/utilização de modelos explicativos com recurso a ferramentas atrativas e inovadoras de cariz digital e outras;
Conteúdos
Mod 1. – O orçamento pessoal e familiar e comportamento ao nível do desempenho financeiro (8 horas) • Orçamento familiar: fontes de rendimento, tipos de despesa e saldo entre receitas e despesas; • As necessidades e os desejos; • Distinção entre objetivos de curto, médio e longo prazo; • Gestão do orçamento; Mod 2. Poupança (8 horas) • A importância da poupança no ciclo de vida; • Comportamentos básicos de poupança; • Cálculo das necessidades de poupança; • Produtos financeiros básicos que geram rendimento: depósitos a prazo, certificados de aforro, obrigações e ações, fundos de investimentos, ETF’s; • A rendibilidade esperada, o risco e a liquidez; Mod 3. O juro (3 horas) • Conceito de juro; • A taxa de juro europeia e a EURIBOR • Conceito de Taxa de juro anual nominal (TANB), TAE e TAEG; • O regime de juro simples e o regime de juros compostos; • O juro e a fiscalidade; Mod 4. Necessidades financeiras e o recurso ao crédito (6 horas) • Conceito de dívida e de taxa de esforço • Tipos de crédito • O custo do crédito • Responsabilidades do crédito
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Isabel Sara Mateus Costa Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |