468

Matemática com Inteligência Artificial: Criar, Explorar e Ensinar com Significado turma Turma 1

Apresentação

Num contexto educativo marcado pela rápida evolução tecnológica e pela crescente presença da Inteligência Artificial (IA),torna-se cada vez mais desafiante captar o interesse dos alunos pela Matemática. O recurso exclusivo a metodologias tradicionais revela-se, muitas vezes, insuficiente para responder aos perfis dos estudantes atuais, habituados a ambientes digitais, dinâmicos e interativos. Neste cenário, os docentes são chamados a adotar estratégias pedagógicas inovadoras que conjuguem criatividade, personalização da aprendizagem e rigor científico. A integração da IA no ensino da Matemática constitui uma oportunidade para tornar as aprendizagens mais significativas, diferenciadas e motivadoras. O uso de ferramentas digitais potenciadas por IA, como jogos, narrativas interativas e assistentes inteligentes, favorece o envolvimento ativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a autonomia. Este curso insere-se numa estratégia mais ampla de valorização das competências digitais docentes e da inovação pedagógica, respondendo aos desafios contemporâneos da educação.

Destinatários

Professores dos grupos 110, 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 230.

Objetivos

Objetivos gerais a atingir Capacitar os professores para integrarem ferramentas de Inteligência Artificial no ensino da Matemática, desde o primeirociclo ao ensino secundário. Promover metodologias ativas como a gamificação, o storytelling e a sala de aula invertida com o apoio da IA. Fomentar a criação de experiências de aprendizagem matemáticas motivadoras, diferenciadas e personalizadas.

Conteúdos

Explorar ferramentas de IA para criação de recursos matemáticos interativos (quizzes, desafios, vídeos, narrativas). Desenvolver competências para criar cenários de aprendizagem gamificados com IA, alinhados com os conteúdoscurriculares da Matemática. Criar narrativas e storytelling matemáticos com IA, potenciando o raciocínio lógico e o pensamento matemático. Aplicar a metodologia da sala de aula invertida com o apoio de recursos digitais baseados em IA. Conceber, testar e avaliar recursos para uso real em sala de aula de matemática.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Sara Maria Alves da Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-12-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
2 09-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
3 23-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
4 30-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
5 06-02-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
6 20-02-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
7 06-03-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
8 27-03-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Online síncrona
Início: 05-12-2025
Fim: 27-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135913/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online (Microsoft Teams)