A Prevenção das Dependências Online em crianças e jovens turma Turma 1
Apresentação
O uso e acesso da tecnologia aumentou exponencialmente na última década. As preferências online, de crianças e jovens, estão relacionadas com a socialização e o entretenimento. Para compreensão dos comportamentos online das crianças e jovens é importante uma supervisão adequada nos diferentes contextos onde estão inseridas. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de planos de intervenção, cujo objetivo é a prevenção das dependências online de crianças e jovens refletindo sobre a integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar os sinais de alarme para a dependência online. Analisar a importância da avaliação tripartida da deteção de uma dependência online. Refletir sobre o impacto da promoção do uso saudável da tecnologia. Conhecer os diversos programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital nas Escolas. Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de prevenção das dependências online em contexto escolar.
Conteúdos
Módulo 1 | Conceptualização dos comportamentos e dependências online: o jogo, as redes socias e a multimédia. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 2 | Deteção precoce do uso excessivo das TIC. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 3 | Fatores associados às dependências online. Desenvolver à posterior em contexto educativo, práticas relativas à prevenção das dependências online. Módulo 4 | Promoção de um uso saudável das TIC. Análise de programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital. Desenvolvimento de planos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando. Módulo 5 | Avaliação e Reflexão. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Ivone Martins Patrão
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
| 3 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
| 5 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
| 7 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 16-03-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
| 9 | 19-03-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |