
Arte e Matemática turma Turma 1
Apresentação
No contexto da mais recente investigação científica interdisciplinar sobe a obra de Almada Negreiros foram desenvolvidasmúltiplas ferramentas pedagógicas de aplicação acessível e versátil. O que foi feito a partir da obra plástica do referidoautor modernista reflectiu-se em múltiplos autores portugueses e internacionais no âmbito do abstraccionismo geométrico. Apresentaremos conteúdos das disciplinas de EV e Matemática que são diretamente relacionáveis com uma seleção de obras de vários autores, particularmente significativos neste contexto. As obras serão elencadas com os respectivos conteúdos, bem com as possíveis abordagens pedagógicas em sala de aula.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 240, 500 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 500 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 240, 500 e 600.
Objetivos
Incrementar referentes visuais no âmbito da abstracção geométrica, mas também manifestações artísticas. Aprofundar capacidades e estratégias de interpretação da obra de arte. Aprender, criar e partilhar novos recursos e ferramentas pedagógicas para a sala de aula. Apresentar ou reforçar conhecimentos na prática do desenho. Aprofundar capacidades e estratégias pedagógicas. Avaliar os resultados individuais obtidos pela formação.
Conteúdos
EV - 2º ciclo: noções básicas de geometria, com a construção de polígonos regulares, ou a divisão de retas em partes iguais; a distinção da posição de retas nos espaço e posição relativa de objetos e as noções de património artístico e cultural; a utilização de materiais de desenho técnico na análise de noções de escala, mas também de ângulos, circunferências tangentes, ovais e arcos. 3º ciclo: reconhecer e representar princípios formais de simetria; perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas; decompor um objeto simples, identificando os seus constituintes formais; e desenvolver ações orientadas para a investigação e para atividades de projeto. Matemática - 2º ciclo: casos de igualdade de triângulos, soma dos ângulos internos de um triângulo; polígonos inscritos numa circunferência; isometrias do plano; mediatriz de um segmento de reta. 3º ciclo: teorema de Tales e casos de semelhança de triângulos; teorema de Pitágoras; fórmula fundamental da trigonometria, e razões de ângulos conhecidos. Referentes culturais e artísticos incluem a azulejaria e calçada portuguesa; Almada Negreiros; Jorge Pinheiro, Fernando Lanhas, Artur Rosa, Ângelo de Sousa; Nadir Afonso; José Escada, entre outros; mas também a Arte egípcia; arquitetura gótica; Kazimir Malevich; Joseph Albers; Piet Mondrian; Max Bill; M.C. Escher; Victor Vasarely; Heather Hansen; Richard Lohse; Bart van der Leck; Vladimir Tatlin; Constantin Brancusi; Mario Merz; Olafur Eliasson, entre outros.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-02-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
9 | 17-03-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |