Estratégias e práticas criativas com as tecnologias digitais turma Turma 1
Apresentação
É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de competências digitais, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa pretende demonstrar de forma prática como as ferramentas digitais podem ser utilizadas deforma criativa nas aulas com alunos de todas as idades. Pretende-se desenvolver as competências digitais dos docentes do sistema educativo e a sua capacidade para implementar estratégias e práticas criativas inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permitadesenvolver estratégias de implementação de ferramentas digitais de forma criativa na sala de aula, recorrendo à realidadeaumentada e à inteligência artificial. São objetivos específicos: - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e utilização de ferramentasdigitais com recurso a realidade aumentada e inteligência artificial; - estimular a criatividade dos alunos através da arte; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental: - ArtSteps - exposições virtuais - Merge Cube e CoSpaces - espaços a 3D - Spectacular Quiver - ver os nossos desenhos em 3D - Paint Draw AR - desenhar no espaço com realidade aumentada - Autodraw- desenhar com inteligência artificial - Art Coloring Book- Recolorir obras de Arte - Nvidea Gaugan- Paisagens realistas criadas com Inteligência Artificial - Aplicações Google Art&Culture e Google AR - SculpGL – modelagem em 3D - Robótica criativa com o Robot Vex
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Andreia Patrícia Neves Veloso Guerreiro
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
| 3 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
| 5 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
| 6 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
| 7 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |