Capacitação e acompanhamento à Transição Digital das Escolas turma Turma 1
Apresentação
Portugal procura criar condições para que o seu sistema educativo e formativo desenvolva um processo de transição digital.Desta forma, pretende-se que as organizações educativas desenvolvam estratégias no sentido de apoiarem a integração dodigital. Assim, este curso visa preparar as Equipas dos CFAE para assumirem a responsabilidade de desenvolver as suasatividades no âmbito do plano de capacitação digital dos docentes, nomeadamente, no acompanhamento do desenho,implementação e avaliação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e na criação de atividades deformação, que se revelem importantes para os respetivos contextos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Objetivos
São objetivos do Curso: - conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas da transição digital na educação; - conhecer a implementação do processo de diagnóstico Check-in; - conhecer a dimensão operacional da capacitação dos Docentes, referente à formação de professores de nível 1, 2 e 3; - refletir sobre estratégias de acompanhamento dos CFAE às escolas; - conhecer os documentos de referência para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação dos Plano de Açãopara o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE); - planificar com as equipas de desenvolvimento digital das escolas a conceção, o desenvolvimento, o acompanhamento e aavaliação dos PADDE das escolas; - promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo.
Conteúdos
O PTD na Educação - Contextualização e finalidades do PTD; - Documentos de enquadramento. A capacitação de docentes no âmbito do PTD - Desenvolver o processo de diagnóstico das competências digitais dos docentes através da ferramenta Check-In. - Conhecimento e reflexão em torno do da capacitação dos Docentes, relativamente à formação de professores, desde odiagnóstico ao desenvolvimento das oficinas de formação de docentes de nível 1, 2 e 3. - Planificação das estruturas de acompanhamento à formação, em articulação com os formadores do CFAE; - Estratégias para a análise de resultados e construção de evidências; Planos de ação de desenvolvimento digital das escolas (PADDE) - O que se entende por PADDE; - Instrumentos de diagnóstico Check-In e SELFIE; - Metodologias de desenho, implementação, monitorização e avaliação de projetos; - Estratégias de acompanhamento às equipas de desenvolvimento digital das escolas; - As Oficinas de formação do PADDE e seus princípios.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Vítor João Peixoto Cardoso Oliveira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 17-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 24-03-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 14-04-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 21-04-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |