Formação de Inglês – Nível Inicial turma Turma 1
Apresentação
A globalização e a crescente necessidade de proficiência em inglês tornam essencial a qualificação contínua dos docentes. Assim sendo, a implementação desta formação visa: 1. Aprimorar a qualidade do ensino – Professores capacitados em inglês podem proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz aos alunos, independentemente da disciplina que lecionam. 2. Preparação para intercâmbios e projetos internacionais – A ESAM estabeleceu parcerias internacionais, nomeadamente no âmbito do Programa Erasmus+, exigindo maior domínio da língua inglesa para a comunicação e desenvolvimento de projetos. 3. Desenvolvimento profissional contínuo – Investir na formação dos professores fortalece a sua atuação profissional, ampliando as suas possibilidades de evolução na carreira. 4. Inclusão e acessibilidade – A proficiência em inglês facilita o acesso a conteúdos educacionais de qualidade, pesquisas internacionais e recursos pedagógicos inovadores. A formação contribuirá para o fortalecimento do ensino na escola, beneficiando tanto os professores como os alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais conectado e exigente em relação às habilidades linguísticas.
Destinatários
Docentes dos grupos 300, 350, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600, 620, 910,920
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 300, 350, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600, 620, 910,920. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão eprodução em língua inglesa, demonstrando uma crescente autonomia no uso das competências de comunicação. • Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem e do dia-a-dia. • Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional dos formandos. • Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho. • Possibilitar uma manipulação autónoma da língua inglesa como via de acesso à utilização correta das Tecnologias de Informação e Comunicação. • Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica.
Conteúdos
Introdução ao Inglês e Alfabeto da Língua Inglesa - Verbo To Be (Ser/Estar) - Verbo To Have got (Ter) - Números e Idade - Artigos Definidos e Indefinidos (A/An, The) - Verbos no Present Simple - Aspetos Sintáticos do Inglês - Verbos de Ação - Comunicação Oral em Inglês - Comunicação Escrita em Inglês - Vocabulário – Alimentos e Bebidas - Verbos no Present Continuous - Verbos de Movimento (go, come, walk, run, etc.) - O Tempo (Clima) e Hobbies
Anexo(s)
Observações
EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS
Formador
Maria da Graça Pinto Pereira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 9 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |