66

PROCESSOS E PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA turma Turma 1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Conteúdos

Educação Inclusiva (3h) - Contextualização da Educação Inclusiva; - Dimensões da inclusão; - Importância de Práticas Educativas Eficazes no Processo de Inclusão; - A Escola Inclusiva: da igualdade de oportunidades à equidade; Educar de e pela Diferença (3h) - Refletir sobre o novo paradigma da valorização da multiplicidade e da diferença; - Estimular o desenvolvimento de comportamentos inclusivos dos docentes; - Favorecer a qualidade e a equidade educativas; Equidade e diferenciação curricular (3h) - Percecionar a diversidade como um recurso de apoio à aprendizagem; - Analisar as diferentes formas de operacionalizar as práticas, metodologias e estratégias de diferenciação; - Compreender a importância das dinâmicas de professores para a construção da diferenciação das aprendizagens; - Identificar fatores de diferenciação pedagógica; - Entender a relevância das acomodações curriculares; Perfis de competências (3h) - Conceito de docente reflexivo; - Competências docentes em ambientes inclusivos; - Quadro de valores e de áreas de competência inclusivas; - Importância da formação contínua para a cultura organizacional e filosófica que promova a inclusão; Princípios chave para a promoção da Educação Inclusiva (3h) - Desenho universal para a aprendizagem; - Intervenção multinível; - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; - Currículo e práticas educativas diferenciadas e flexíveis no processo de ensino/aprendizagem; - Práticas ativas e explicitas de diferenciação; - Avaliação e diferenciação em modo sincronizado.

Avaliação

.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Formador

Paula Cristina Santos Ferreira

Maria João Oliveira Lopes Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-02-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 21-02-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 02-03-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 14-03-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 21-03-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 14-02-2022
Fim: 21-03-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-113653/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS