Ferramentas Digitais e docência em rede: o papel das bibliotecas escolares turma Turma 1
Destinatários
Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básicos e Secundário; Professores de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básicos e Secundário; Professores de Educação Especial.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básicos e Secundário; Professores de Educação Especial.. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básicos e Secundário; Professores de Educação Especial..
Conteúdos
1. As plataformas online. 1.1. Conhecimento e operacionalização das diferentes ferramentas implicadas no funcionamento duma plataforma (fóruns chats, disciplinas, cursos…). 2. A WEB 2.0 e a Biblioteca 2.0 2.1. Definição de conceitos - Ferramentas Web 2.0 e suas potencialidades como instrumento para a criação de ambientes de aprendizagem e de partilha interativa, com aplicação prática em contexto do trabalho da biblioteca e da sala de aula. 3. Exploração didática de ferramentas, apps e plataformas educativas. Construção de atividades de aprendizagem com recurso a dispositivos da Web 2.0 em aplicação direta com o ambiente de sala de aula. Possibilidades de articulação da biblioteca com o currículo e com o trabalho dos professores. 3.1. Curadoria de conteúdos: Diigo, Pinterest, Symbaloo; Flipboard… 3.2. Organização de informação de conteúdos: Lino, Padlet, Wakelet… 3.3. Criação de cartazes, posters, frisos cronológicos: Canva, Geneally, Thinglink, Timetoast… 3.4. Criação de formulários/questionários: Quizizz; Edpuzzle; Nearpod … 3.5. Jogos na educação: Kahoot; Educaplay, Wordwall… 3.6. Criação de vídeos: Powtoon; Biteable… 3.7. Organização de debates/votação: Tricider, Doodle… 4. Reflexão e sistematização das aprendizagens realizadas. Apresentação dos trabalhos dos formandos. Avaliação.
Observações
Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof; 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.
Formador
Paixão dos Santos Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 03-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 11-03-2022 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 18-03-2022 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 25-03-2022 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 31-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 07-04-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-04-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |