73

Páginas de História e Literatura. A Herança Clássica na Literatura e Cultura Portuguesas turma Turma 1

Apresentação

A ação integra o Plano de Formação do Agrupamento de Escolas do Viso, aprovado pela Direção. A influência clássica greco-romana sobre a literatura e a cultura portuguesas é uma constante até aos nossos dias, expressa com maior os menor evidência, de acordo com as épocas. Os autores portugueses propostos na ação integram os programas de Português do 2º, 3º ciclos e Secundário, no domínio de referência de Educação Literária, ou o Plano Nacional de Leitura. Os temas propostos são abordados nos programas de História e Geografia de Portugal e História. A aproximação à literatura faz-se no sentido de a apresentar como potencial recurso didático para os conteúdos programáticos e metas curriculares de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) e História (3º ciclo e secundário) e facilitar a articulação entre estas áreas curriculares.

Destinatários

Docentes dos grupos 200, 210, 220, 300 e 400

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 200, 210, 220, 300 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 200, 210, 220, 300 e 400.

Objetivos

Desenvolver o espírito crítico e ampliar o conhecimento da literatura portuguesa. Enquadrar a leitura e a receção dos clássicos em movimentos e épocas literárias. Reconhecer e interpretar a presença dos mitos, motivos e recursos estilísticos clássicos, bem como analisar a forma e função do seu uso nos autores da literatura portuguesa. Atualizar e aprofundar conhecimentos, no domínio da cultura clássica grega e latina. Reconhecer a literatura como fonte de informação histórica. Aprofundar o conhecimento de tipos de documentação utilizada pelos historiadores (textos literários). Reconhecer a influência dos autores da literatura latina na literatura portuguesa. Desenvolver o espírito crítico e ampliar o conhecimento da literatura portuguesa e neolatina.

Conteúdos

1 – Aspetos da herança clássica na cultura portuguesa. (2) 2 – Camões e a herança clássica n’Os Lusíadas e na lírica: (4) - a mitologia e a criação de mitos; - a história da Antiguidade; - a literatura grega e latina; - os heróis clássicos. 2.1 . Outros autores do Renascimento e Neoclassicismo. (3) - os temas constantes nos escritores greco-latinos (mudança, áurea mediania, imortalidade pelas letras, ânsia de perfeição formal, “engenho e arte”); - modelos literários (Homero, Virgílio, Horácio, Ovídio...).

Metodologias

As aulas serão teórico-práticas: • Leitura crítica de textos de breve e média extensão dos autores em estudo. • Leitura e discussão de textos críticos e ensaísticos acerca dos principais itens programáticos (a fornecer aos formandos pelo formador). • Exposição oral dos conteúdos, com suporte audiovisual (Powerpoint, documentários) quando pertinente. • Elaboração de trabalhos individuais, para avaliação dos formandos.

Avaliação

A avaliação consta de: -Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; -Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor- Carta Circular CCPFC-3/setembro 2007.

Bibliografia

Cristina Pimentel - Paula Morão (coord.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa, Campo da Comunicação, 2012. Cristina Pimentel - Paula Morão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa, Campo da Comunicação 2014. Luís de Sousa Rebelo, A Tradição Clássica na Literatura Portuguesa. Lisboa, Livros Horizonte, 1982. Maria Helena da Rocha Pereira, Portugal e a Herança Clássica e Outros. Porto, Asa, 2003. Maria Leonor Carvalhão Buescu, Aspectos da herança clássica na cultura portuguesa. Lisboa, ICALP, 1972.

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof; 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Formador

Helena Maria Ribeiro Almeida Costa Toipa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 27-04-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 04-05-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 09-05-2022 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 11-05-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 16-05-2022 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 18-05-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 25-05-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
Início: 20-04-2022
Fim: 25-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-109290/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS