94

Escola e medidas de equidade educativa -Promoção do desenvolvimento e educação de Carreira dos alunos turma Turma 1

Apresentação

- A Ação insere-se numa parceria entre a Professora Cristina Petrucci Albuquerque e o Agrupamento de Escolas Grão Vasco em colaboração à com a Escola Secundária Alves Martins (ESAM) que possibilitou a recolha da amostra de questionários de referentes à avaliação das funções executivas junto dos alunos do 1º,2º e 3º ciclos e de 3 turmas do ensino secundário da ESAM que também concordou em colaborar. - As funções executivas são um conceito incontornável na educação, em particular como vias de apoio ao sucesso e à inclusão dos alunos. A Professora Cristina irá elucidar-nos sobre o constructo das funções executivas, salientando o seu carácter multidimensional, mas destacando 3 funções nucleares: - Controlo Inibitório: O controlo inibitório envolve a capacidade de controlar o comportamento, a atenção, os pensamentos e/ou as emoções para ultrapassar uma forte predisposição interna ou atração externa, inibindo o processamento automático; - Flexibilidade: A flexibilidade implica a capacidade de mudar (alternar) o curso das ações ou dos pensamentos de acordo com as exigências do ambiente; - Planeamento: O planeamento refere-se à capacidade de, a partir de um objetivo definido, estabelecer a melhor maneira de alcançá-lo, identificando e organizando os passos e os elementos necessários para o atingir. - Serão também abordados os seguintes tópicos: a relevância das funções executivas em termos do desempenho académico e do funcionamento social e emocional das crianças e jovens; o desenvolvimento das funções executivas; o papel dos professores na avaliação das funções executivas; a maleabilidade das funções executivas, destacando intervenções que se destinam à sua promoção. - Considerando o desenvolvimento das funções executivas e da construção de projetos escolares e profissionais importa perceber qual é o atendimento dos alunos numa perspetiva de inclusão educativa e de transição para mundo do trabalho. - Conhecer as modalidades de formação profissional e as medidas específicas adotadas no Ensino Superior que asseguram o acesso de todos os alunos à educação, ao sucesso académico e autonomia. - Finalmente a transição para o mundo do trabalho coloca desafios a todos os jovens. Far¬ se¬ á uma análise sobre esta etapa para melhor compreender os planos e medidas de integração profissional para a empregabilidade daqueles que apresentam necessidades educativas específicas.

Destinatários

Docentes do Agrupamento Escolas Grão Vasco e Escola Secundária Alves Martins

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

1 – Relevância e promoção das Funções executivas em contexto escolar 2- Atendimento dos alunos com medidas de 54/2018 no Instituto Superior Técnico 3 – Atendimento dos alunos com medidas de 54/2018 no Instituto Politécnico de Viseu 4- Atendimento e inserção profissional dos alunos com medidas de educação inclusiva no mercado de trabalho

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: Todos os Docentes do Agrupamento Escolas Grão Vasco e Escola Secundária Alves Martins

Formador

Maria Antónia de Oliveira Costa

Maria Cristina Petrucci de Almeida Albuquerque

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-03-2022 (Quinta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
2 15-03-2022 (Terça-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
3 31-03-2022 (Quinta-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Online síncrona
Início: 10-03-2022
Fim: 31-03-2022
Acreditação: ACD 017 20021/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: Plataforma Microsoft TEAMS