DAS APRENDIZAGENS CURRICULARES ÀS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO 1ºCICLO turma Turma 1
Apresentação
A Educação em Empreendedorismo implica um novo olhar sobre a escola e as várias formas de ensino/aprendizagem. É necessário fomentar nos alunos um espírito de criatividade, trabalho em equipa e proatividade, paralelamente às aprendizagens que advêm dos programas curriculares. Esta formação tem assim como premissas: • Promover competências empreendedoras, conjugando-as com as aprendizagens curriculares; • Conhecer modelos de educação experimental baseados na educação em empreendedorismo. Compreende-se que a Educação em Empreendedorismo, potenciará de forma estruturante, as aprendizagens adquiridas pelos alunos, pelo que, o desenvolvimento de competências intrínsecas a um perfil empreendedor, revela potenciar um conjunto de capacidades que os levem a serem mais reflexivos, defensores dos seus ideais, capazes de ter novas ideias e novas soluções.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
Esta oficina pretende sensibilizar para uma nova realidade que será a curto prazo emergente no sistema educativo, capacitando os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para potenciar nos seus alunos competências empreendedoras, explorando a metodologia de ensino “learning by doing”, a mais indicada e utilizada para o ensino/aprendizagem desta temática e, criando uma interligação entre a temática e o currículo formal. Os objetivos desta oficina são: Sensibilizar para a importância do empreendedorismo no mundo actual; Desenvolver e implementar, com os professores, atividades que permitam descobrir e potenciar o espírito empreendedor dos alunos; Explorar ferramentas pedagógicas para a elaboração de programas e planificação de aulas; Conceber um projeto-turma que interligue os conteúdos do curriculo formal e a promoção de competencias empreendedoras.
Conteúdos
SESSÕES DE TRABALHO PRESENCIAL (15 HORAS) Bloco1 – Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual; Apresentação do programa de empreendedorismo para o 1º Ciclo do Ensino Básico Dinâmicas de grupo para a criação um ambiente de confiança e partilha entre os formandos e autoavaliação das suas características empreendedoras. Atividades “anatomia do empreendedor” - o perfil e características de um empreendedor. Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI. A compreensão do papel dos empreendedores na sociedade. Bloco 2 – O entrosamento da temática de educação em empreendedorismo e o as orientações programáticas do 1ºCiclo do Ensino Básico A ligação entre o empreendedorismo e qualquer área curricular e o forte apoio que este poderá dar na aquisição de conhecimentos bem como na assimilação de conteúdos assentes numa base experimental e que se baseiam em situações reais. Bloco 3 – O perfil empreendedor, criatividade, comunicação como temáticas estruturais no processo empreendedor; Educação em Empreendedorismo Aprofundar a compreensão dos professores do 1º CEB sobre a relevância da temática do empreendedorismo para todos, de modo a mobilizá-los para uma intervenção inovadora no ensino do empreendedorismo nas suas escolas. Introdução ao modelo de ensino do empreendedorismo - “Modelo de ensino learning by doing” - atividades para a compreensão do modelo e suas diferentes fases. Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. Realização de simulações com vista a treinar diferentes dinâmicas e estratégias comunicativas. Bloco 4 – A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno Introdução de estratégias pedagógicas no desenvolvimento do projeto e promoção de competências base para o desenvolvimento do perfil empreendedor como: criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas, entre outros. Bloco 5 – O empreendedorismo na prática – preparação e acompanhamento dos professores para os momentos altos Nesta etapa pretende-se ajudar os professores a dar forma aos conteúdos trabalhados, apoiando-os no desenvolvimento do momento alto e gerindo expetativas relativamente ao desenvolvimento do mesmo. Serão abordados alguns conceitos como planeamento, estratégias de comunicação e divulgação. SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (15 HORAS) O trabalho autónomo pretende que os professores tenham oportunidade de implementar as diferentes metodologias, estratégias e ferramentas apreendidas no decorrer da Oficina de Formação em trabalho presencial. Cada docente deve implementar um projeto-turma, ou seja, um projeto de educação em empreendedorismo que se interliga com os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas, por nível de ensino. Cada projeto-turma é composto por 15 atividades e permitirá ao professor promover junto dos seus alunos as principais competências, pessoais e sociais, inerentes a um perfil empreendedor. Para além disso, estas atividades têm simultaneamente como objetivo, levar a turma a desenvolver um projeto que dê a oportunidade aos alunos de demonstrarem as suas aprendizagens e ter uma experiência empreendedora diferente daquelas a que estão habituados. No desenvolvimento do projeto os professores poderão utilizar os materiais pedagógicos que lhe serão fornecidos e as sessões serão dinamizadas de acordo com o edital do ME- DGIDC para o empreendedorismo.
Metodologias
SESSÕES DE TRABALHO PRESENCIAL (15 HORAS) As sessões serão teórico-práticas e práticas com métodos expositivos, interrogativos e ativos, recorrendo a diferentes estratégias pedagógicas: trabalho intra e inter grupos, resolução de problemas, roll play e jogos pedagógicos. Aos professores poderão analisar a pertinência desta temática no contexto educativo e junto dos alunos. As sessões presenciais visam capacitar os professores na temática e levá-los a descobrir o seu perfil empreendedor, explorando e partilhado conteúdos, conhecimentos e atividades que eles possam depois desenvolver e implementar com os alunos.
Avaliação
Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de: • 1 a 4,9 valores – Insuficiente; • 5 a 6,4 valores – Regular; • 6,5 a 7,9 valores – Bom; • 8 a 8,9 valores – Muito Bom; • 9 a 10 valores – Excelente. Os formandos serão sujeitos a uma avaliação contínua por observação e ainda a realização de um relatório final, onde constem as evidências do trabalho que desenvolveram e uma reflexão do mesmo. Os critérios a utilizar são: • Domínio dos conhecimentos • Evolução da aprendizagem • Participação e empenho nas atividades • Responsabilidade e autonomia no desenvolvimento do projeto • Relações interpessoais • Transfere ou generaliza os saberes adquiridos a novas situações • Organização e planeamento do projeto e respetivos momentos Estes critérios incidirão nos seguintes parâmetros: PARTICIPAÇÃO no Trabalho Presencial – 50% • Interesse e empenho (20 %) • Participação ativa e domínio dos conteúdos (30%) TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS – 50% • Dinamização das sessões de empreendedorismo junto dos alunos (35%) • Envolvimento e empenho no apoio ao momento de apresentação do projeto (15%)
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-03-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-03-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-03-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-04-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 09-05-2022 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |